Em parceria com o Nature Investment Lab (NIL), a Green Bridge Facility publicou o Manual de Risco Territorial para auxiliar empreendedores e implementadores de Soluções baseadas na Natureza a avaliar e mitigar riscos sistêmicos em cinco dimensões: ambiental, social, segurança, econômica e institucional.
Voltado para profissionais nos setores de restauração florestal, agricultura regenerativa e bioeconomia, o Manual abrange fontes de dados, estudos de caso e orientações práticas para planejamento, due diligence e execução. Baseando-se na perspectiva das organizações membros da rede NIL, o manual oferece recomendações para integrar a análise de risco territorial ao longo de todo o ciclo de vida dos projetos.
Em consonância com a ênfase do Mutirão Global da COP30 em deter e reverter o desmatamento e a degradação florestal, o manual incentiva investidores e empreendedores a liderar projetos de alta integridade com impactos territoriais positivos, solicita o fortalecimento da governança fundiária e dos sistemas nacionais de dados, e defende a criação de clusters de negócios verdes que escalem e aprimorem as Soluções baseadas na Natureza.