Durante a COP30, o Instituto Igarapé, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Rockefeller Foundation lançaram “De-risking Amazônia” para destravar o financiamento verde na região. O projeto tem três eixos: 1) ampliar o conhecimento sobre riscos e oportunidades; 2) incentivar inovações, como gestão de risco com IA; e 3) fortalecer instituições e empreendedores responsáveis.
O BID apresentou a plataforma AmazoniaForever360+, que auxilia no planejamento e monitoramento de investimentos sustentáveis. O Igarapé lançou oficialmente a Green Bridge Facility, que oferece gestão de riscos territoriais e apoio estratégico para superar barreiras como regulações complexas, insegurança fundiária e riscos de economias ilícitas.
Nos próximos dois anos, o Instituto Igarapé, o BID e a Rockefeller atuarão juntos para gerar impacto socioeconômico positivo, alcançar desmatamento zero e promover uma economia verde, onde o de-risking territorial é fundamental para atrair investidores, reduzindo riscos, inclusive reputacionais.